Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

5. Palhaço

20 fevereiro 2003

O nome dela era Irene, e foi, seguramente, a melhor amiga que tive aos 20 anos. Era ela que estava comigo na histórica apresentação de Egberto Gismonti, em 1985, no Theatro Municipal. Perdi a mais que querida amiga, tragicamente, em 1987.
Esta perda de rara significação me levou à busca de uma possível causa para tal. Lembro-me perfeitamente que absorvi, página por página, a monumental obra de Albert Camus, O Mito de Sísifo, sempre ao som de "Palhaço", numa homenagem à amiga e àquela noite, e uma lembrança que perdurou ao longo dos anos, para a qual conheci as mais diversas interpretações - em solo, duo, trio e orquestral.

Nenhuma delas, em minha opinião, se compara à interpretação, em duo, oferecida por Egberto Gismonti e Charlie Haden, gravada em 1989, no Festival de Jazz de Montreal, a qual, conforme resenha feita neste muro, me levou à auto-penitência de só vir a conhecer no ano passado.
Ainda que eu sinta superada aquela perda, a memória ainda me faz soluçar cada vez que ouço os acordes da preciosa música, harmônicos como as teclas negras e brancas de um piano.




Palhaço (Egberto Gismonti)
ECM. Charlie Haden & Egberto Gismonti In Montreal

Nenhum comentário: