Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

Mojito

03 janeiro 2003

Reza a lenda que a forma mais prática de obter salvamento quando se está perdido numa selva é dispor de um kit para dry martinis - sempre aparecerá alguém questionando a qualidade da fórmula que se propuser para seu preparo ... . Ainda que a dimensão não seja a mesma, o preparo do mojito segue sorte semelhante.
Drink imortalizado por Hemingway, que cunhou a célebre frase "Mi daikiry en El Floridita, mi mojito en La Bodeguita", o mojito é uma bebida de alma refrescante, ideal para o clima tropical e companheiro inseparável de um bom puro.
Apesar da preferência do grande Hemingway, ouso discordar da qualidade do mojito apresentado na Bodeguita, preparado em escala industrial, sendo meus favoritos o do Hotel Ambos Mundos (do bar do terraço, não do saguão) e o do Cafe del Oriente, na Plaza San Francisco, em frente à catedral de mesmo nome. Em Havana os preços flutuam entre US$ 3 e US$ 6 (o mais caro, da Bodeguita, evidentemente).
Ainda que apaixonado pelo daikiry da Floridita (este sim, o melhor da Ilha, disparado), aprendi bastante quanto à técnica de preparo do mojito, minha bebida favorita em Cuba, e que, em minha opinião, apresenta pequenos segredos no seu preparo.
Inicialmente, deve-se macerar suco de limão com folhas de hortelã até que se obtenha redução total da folha, formando um volume de aproximadamente 1 oz. (30 ml.). Obtida a redução, em um copo de drink longo adicione-se 1 1/2 oz. (50 ml.) de rum Havana Club Silver Dry (rótulo branco), misturando bem (stirred, not shaken) com uma bailarina, e adicionando-se açúcar a gosto. O segredo vem agora, na última parte do preparo, quando se deve bater vigorosamente, com a bailarina, o club soda em sua descida, de forma a criar um ambiente espumante no copo (é a forma mais correta de gaseificar o drink). Adicione-se, ao final, 2 gotas de angostura, 3 pedras de gelo, decorando a "solução" obtida com folhas de hortelã.
Saúde !!

Nenhum comentário: