Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

LISTA 1 - BENE-X - OS DEZ MAIS IMPORTANTES

09 janeiro 2003

Sem qualquer hierarquia ou preferência, mas simplesmente por sua importância na história do jazz:

1) JELLY ROLL MORTON, o primeiro grande compositor de jazz.
2) LOUIS ARMSTRONG, o primeiro grande solista.
3) DUKE ELLINGTON, o maior músico de jazz de todos os tempos.
4) BENNY GOODMAN, the king of swing, só.
5) CHARLIE PARKER, o solista mais revolucionário.
6) BILLIE HOLIDAY, a contora sinônimo do jazz.
7) BILL EVANS, o Chopin do jazz.
8) MILES DAVIS, o músico mais bem pago da história do jazz, um arregimentador inigualável de grandes músicos e um obsessivo na busca de novidades.
9) JOHN COLTRANE, desde o timbre agudo até a transposição do estilo parkeriano para o tenor, levando ao extremo a improvisação modal, era, para os movimentos negros de luta dos anos 60, o símbolo, no mundo do jazz, do grito do negro americano por diretos iguais.
10) THELONIOUS MONK, uma espécie de "Mozart" do jazz, pela genialidade e inventividade, porém, ao mesmo tempo, certa inocência e mesmo pureza nas composições, apesar das dissonâncias. Era um pianista fully acomplished mas que preferia a economia, na execução. Um louco genial, absolutamente revolucionário nos quesitos primordiais do jazz: composição e improvisação.

Se pudesse, escalaria, como regra três,

11) BUD POWELL, o pianista mais influente na história do jazz; e
12) ORNETTE COLEMAN, pela ode à total liberdade de improvisação que seu free jazz representou, livre dos chords do piano, marcando uma geração de grandes músicos que surgiam e mexendo até mesmo com a cabeça de vários gigantes então já estabelecidos.

Segue, mais tarde, as lista dos 10 PREFERIDOS.

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